
- Inovação
Nos últimos anos, o interesse por Bitcoin e Blockchain têm crescido muito. Porém, esses termos podem ser confusos e muitas vezes é difícil imaginar qual a aplicação prática de cada um deles. Por isso, abaixo esclarecemos seus conceitos e evidenciamos suas principais características.
Bitcoin é uma criptomoeda, uma moeda digital baseada em tecnologias criptográficas, que foi criada em 2009. Até hoje, não se sabe quem é seu inventor, já que a primeira publicação sobre o tema foi feita usando o pseudônimo Satoshi Nakamoto – o real inventor nunca veio a público.
Ele é uma moeda sem regulação central (ele não é emitido por um país/estado), e assim permite que as transações aconteçam sem intermediários (bancos) e na mais completa anonimidade. Você pode usar o Bitcoin como meio de pagamento em vários estabelecimentos que já o aceitam, mas sua fama é devido à enorme quantidade de gente tentando enriquecer as suas custas, comprando e vendendo Bitcoins – seu valor vem aumentando significativamente desde 2009.
“Apesar de parecer complicado ou distante, o blockchain é uma solução disponível que pode ser usada em projetos de desenvolvimento de software dos mais variados.”
Apesar de falarmos tanto do Bitcoin, o Blockchain é muito mais interessante. Ele é a tecnologia que suporta o Bitcoin e outras criptomoedas e que parece estar nos levando a uma nova geração de soluções para internet, chamada Internet descentralizada ou web 3.
Não há nada de incrivelmente novo nessa tecnologia: o Blockchain é baseado na internet que nós já conhecemos, combinada com conceitos de criptografia que também já existiam. A diferença é a arquitetura da solução, que permite criar uma rede descentralizada em que é possível confiar nos resultados, mesmo sem garantia que todos os agentes da rede sejam confiáveis.
O Blockchain não serve somente para criptomoedas, mas para qualquer solução que possa se valer das suas características: ser descentralizada, prover confiança e imutabilidade, fazer registros.
Nesta altura você já teve estar imaginado: o Blockchain pode ser usado para muita coisa!
Apesar de parecer complicado ou “distante”, o Blockchain é uma solução disponível que pode ser usada nos mais variados projetos de desenvolvimento de software. No entanto, para construir uma solução que utiliza essa tecnologia, você precisa primeiro identificar quais as suas funcionalidades e como o Blockchain pode te ajudar nisso e, depois, é preciso avaliar se o melhor é utilizar o Blockchain, um Fork ou ainda uma plataforma sobre o Blockchain.
Um Fork é uma variação do Blockchain que muda alguma das suas regras de funcionamento. De acordo com a aplicação, há Forks específicos que podem atender melhor. Já uma Plataforma é uma das milhares de soluções que já estão sendo desenvolvidas usando o Blockchain porém já com funções prontas: há plataformas especializadas para Smart Contracts, para Identificação, etc.
O pessoal que mais entende do assunto aqui na SoftDesign sugere as seguintes fontes, se você quiser aprender mais sobre o Bitcoin e Blockchain: