- Desenvolvimento de Software
Uma boa empresa de TI deve ter, atualmente, visão de produto e de continuidade, além da capacidade de atender à demanda do cliente e superar quaisquer desafios, que são inerentes ao gerenciamento de projetos de TI.
E, para evitar que você se associe com fornecedores que estão estagnados no tempo e não conseguem entregar uma oferta de valor, alinhadas às demandas de mercado atuais, este post vai te mostrar quais serviços uma empresa de TI oferece e apresentar as características que essa parceira ideal deve ter.
Assim, você poderá contar com o auxílio tecnológico necessário para alcançar as suas metas com mais efetividade. Boa leitura!
Uma empresa de TI é uma organização especializada em fornecer soluções tecnológicas para outras empresas, ajudando-as a melhorar sua eficiência, segurança e competitividade.
As funções básicas desse tipo de organização incluem:
Essas empresas atuam como parceiras estratégicas porque oferecem expertise técnica e soluções para atender às necessidades específicas de cada cliente.
Saiba mais: Como desenvolver uma TI estratégica
De cibersegurança a governança de TI e inovação na criação de produtos digitais, empresas de TI contam com uma variedade ampla de serviços.
Confira, abaixo, os detalhes de algumas dessas principais soluções.
A consultoria em TI envolve a análise e o aconselhamento sobre a utilização de tecnologia para alcançar os objetivos de negócios. Dessa maneira, os consultores avaliam as necessidades da empresa, identificam áreas de melhoria e propõem soluções estratégicas. Por exemplo:
O suporte ajuda a resolver problemas técnicos rapidamente, o que se estende desde a resolução de falhas de hardware e software à assistência na configuração de sistemas e ao suporte ao usuário final.
Quando esse tipo de serviço em TI é bem realizado, as empresas passam menos tempo inativas em decorrência de um problema, obtêm mais produtividade e ganham com a resolução proativa de problemas para evitar interrupções futuras.
Cibersegurança é assunto sério. O Brasil, inclusive, lidera o ranking de países sob ameaça de crimes virtuais na América Latina. Por isso, uma empresa de TI deve ser capaz de cuidar, efetivamente, da sua segurança.
E entre as medidas mais impactantes que podemos citar para isso, destacam-se:
A infraestrutura de TI está relacionada ao conjunto de hardware, software, redes e instalações físicas que suportam as operações de uma empresa.
Quando a empresa de TI contratada cuida dessa área, ela se certifica de garantir a continuidade dos negócios por meio do suporte técnico e o estímulo à expansão com as soluções mais indicadas para cada caso.
Cloud computing (ou computação em nuvem) é a entrega de serviços como servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análises e inteligência a partir de soluções “na nuvem”.
Essa tendência chegou para ficar, inclusive, porque apresenta uma grande redução de custos com infraestrutura física e escalabilidade de software— com flexibilidade — para crescer conforme as necessidades de cada empresa.
Sem falar no diferencial de permitir o acesso remoto e a colaboração facilitada, o que agrega em agilidade para a resolução de problemas e imprevistos.
O desenvolvimento de software é o processo de criação, concepção, especificação, programação, documentação, testes e manutenção de aplicativos, frameworks ou outros componentes.
O trabalho personalizado, nesse contexto, tende a melhorar a eficiência dos processos internos, personalizar soluções para atender às suas necessidades específicas e oferecer vantagem competitiva em inovação.
Fica já o convite para você conhecer os diferenciais do serviço de desenvolvimento de software da SoftDesign.
Para escolher a parceira ideal, é fundamental considerar algumas características que garantam um relacionamento produtivo e eficiente. A seguir, introduzimos as características essenciais que a empresa de TI deve ter!
A sua empresa de TI precisa ser mais do que uma empresa de programação: ela precisa ter uma visão de produto digital, e isso significa a expertise em design e experimentação.
Afinal, por meio do design, é possível pensar no produto sob a perspectiva do usuário. Seu modelo de pensar e ferramentas devem buscar entendimento mais profundo e realista sobre o problema que queremos resolver.
Com isso, o ganho esperado é:
Ou seja: estamos nos referindo a projetar o produto digital em seu aspecto funcional, para que esteja adequado à necessidade que querem resolver e realmente gerar valor.
Mas “apenas” isso é insuficiente: ainda que pensemos sob a perspectiva do usuário, só saberemos se estamos certos por meio da experimentação.
Afinal de contas, é preciso testar essa solução do modo mais rápido e mais eficiente possível para aprender e descobrir se a experiência do usuário e o modelo de negócio efetivamente funcionam.
É para isso que serve o Mínimo Produto Viável (MVP), por exemplo. Somente por meio da sua experimentação e adequação poderão ser atingidos os famosos product-solution fit e product-market fit.
Veja também: Design System: o guia definitivo para inovar em produtos digitais
Quando você estiver procurando por uma empresa de TI, uma das perguntas mais importantes a ser feita é: “terei uma equipe multidisciplinar dedicada ou meu atendimento acontecerá por demanda?”.
Talvez, você já tenha ouvido de alguém ou alguma empresa o termo ‘job’, em que o serviço é realizado ao mesmo tempo em que outros, e os profissionais que trabalham com o seu produto irão variar conforme a disponibilidade.
E sabe quais são os resultados desse formato?
Por outro lado, uma equipe multidisciplinar garante a sintonia e a evolução do trabalho. Afinal, o processo de construir um software é um processo colaborativo: ele cresce enquanto o time aprende sobre o negócio e o cliente aprende mais sobre o desenvolvimento.
Ainda, há a construção de uma relação próxima, que torna os profissionais mais acessíveis e atribui segurança ao trabalho.
“Já vimos problemas acontecendo em nossos clientes com parceiros não totalmente dedicados. Em alguns casos, a cada semana aparecia um novo profissional que não tinha conhecimento sobre o trabalho que vinha sendo desenvolvido.”
Karina Hartmann, Head of Product and Innovation da SoftDesign.
A empresa de TI precisa ter vivência de projetos digitais, pois isso significa conhecimento de diversas tecnologias e das reais vantagens e desvantagens de cada solução.
Somente com essa bagagem é possível indicar a tecnologia adequada para demandas específicas. Logo, um parceiro que só conhece PHP, por exemplo, certamente irá indicá-lo para o seu projeto, ainda que não seja a melhor alternativa.
Mas essa escolha, na verdade, deveria ser feita de uma maneira mais consciente, atentando-se para a adequação ao negócio e necessidades como:
Atualmente, já existem soluções prontas que podem ser integradas — não é preciso construir tudo do zero e podemos considerar softwares existentes e recombinar essa tecnologia. Dessa forma, haverá economia de dinheiro e o produto poderá ser lançado rapidamente, o que evita a perda do time to market.
E, também, uma empresa de TI precisa atuar como facilitadora de inovação dentro da sua organização.
Conversando com empresas de variados mercados, compreendemos que uma das dores mais comuns está relacionada à divisão por setores: quanto maior a empresa, mais difícil fica a comunicação e, por consequência, mais distante está a inovação e transformação digital.
Com isso, o seu parceiro de TI precisa levar métodos que ajudem essa comunicação a acontecer, pois essa é a melhor forma para viabilizar a inovação efetiva.
Ainda, o parceiro deve ser o responsável por trazer novas visões, inspirações, por olhar para fora e mostrar à empresa exemplos que podem oxigenar a estrutura.
Aqui, na SoftDesign, tivemos um exemplo recente disso: o projeto de um cliente do setor financeiro uniu pessoas da Direção, Inovação, Assistência Social e de diversas agências externas.
Só que, depois de uma etapa de desk research, apresentamos ao grupo iniciativas que já existem, relacionadas ao problema que querem resolver, e os convidamos a pensar sobre novos produtos digitais para o seu negócio.
Por fim, para garantir sucesso na escolha de uma empresa de TI, busque uma parceira que tenha visão de produto digital, um time multidisciplinar dedicado, vivência de projetos digitais e a capacidade de atuar como facilitadora de inovação.
Esses fatores são cruciais para obter soluções tecnológicas que atendam às demandas atuais e também impulsionem a sua organização rumo à transformação digital e à competitividade no mercado.
E, ao escolher a SoftDesign, você conseguirá transformar uma ideia inicial em uma visualização prática e eficiente do seu produto digital.
Esse processo criativo é muito bem fundamentado tecnicamente, e é seguido de um plano de trabalho com roadmap e estimativas. Conheça o serviço de Outsourcing da SoftDesign e veja como podemos ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos em TI!
Nesta seção, vamos responder algumas das perguntas mais comuns sobre a importância de uma empresa de TI e os serviços que ela pode oferecer.
Uma empresa de TI é uma organização especializada em fornecer soluções tecnológicas para ajudar outras empresas a melhorar sua eficiência, segurança e competitividade.
As principais ofertas incluem consultoria em TI, suporte técnico, segurança da informação, gestão de infraestrutura de TI, computação em nuvem e desenvolvimento de software, entre outros.
Ela pode otimizar processos, implementar novas tecnologias, garantir a segurança dos dados e desenvolver soluções personalizadas para atender às necessidades específicas do seu negócio.
Continue aprendendo sobre o tema! Veja também: