- Qualidade e Testes
O teste de software atua, principalmente, na garantia da qualidade dos sistemas. Aqui na SoftDesign, contamos com diversos profissionais responsáveis por testar e avaliar nossos produtos digitais com o objetivo de minimizar quaisquer imprevistos e de assegurar a excelência do software.
Mas, você sabe como funciona o teste de software?
Para melhorar a estabilidade do software, por exemplo, devem ser ponderadas diversas perspectivas de testes. Em relação ao objetivo, pode ser considerada a funcionalidade, a usabilidade, a performance ou a segurança. Em relação à técnica, o teste pode ser funcional (black-box) ou estrutural (white-box). E ainda, em relação ao nível, pode ser testada a aceitação, o sistema, a integração ou a unidade.
Já em relação aos tipos de testes, são três os existentes: automatizados, manuais e unitários. Os testes automatizados viabilizam regressões completas e ciclos curtos de entrega, além de oferecerem feedback contínuo e consistente. Já os testes manuais permitem que sejam exploradas situações diferentes, não planejadas, e facilitam a identificação de situações novas a serem automatizadas. E, por fim, o teste unitário é utilizado para verificar a menor parte testável de uma aplicação, minimizando o retrabalho e garantindo correções ágeis.
Para cada tipo de teste, um conjunto de ferramentas diferentes é utilizada, variando de acordo com o tipo de aplicação que será testada. Aqui na SoftDesign, para aplicações Web e Mobile utilizamos Selenium, Protractor e Appium; para testes de Serviço e Performance utilizamos Jmeter, SoapUI, Postman; e para os testes unitários, usamos ferramentas de acordo com a linguagem desenvolvida.
Defeitos encontrados na fase de desenvolvimento de software tem menor custo e menor impacto. Eles podem ser até cem vezes mais baratos do que aqueles encontrados quando o software já está funcionando. Por isso, todo o time responsável pelo projeto deve ter consciência da importância dessa ferramenta, trabalhando de forma colaborativa com os testers.
Ficou com dúvida sobre testes de software? Acesse o nosso whitepaper para saber mais!