PT | EN

Agile Brazil: Highlights Da Edição 2022

Por 18/10/2022 22/04/2024 6 minutos

Comunidade. Essa é uma das palavras que definem o Agile Brazil deste ano, que ocorreu entre os dias 5 e 7 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Com um público de aproximadamente 800 pessoas, o evento foi marcado pelo reencontro presencial da comunidade de agilistas do país – depois de dois anos no formato on-line.

Profissionais de áreas relacionadas também marcaram presença, e mostraram-se ávidos para absorver conhecimento e debater temas do universo da agilidade. No artigo abaixo, compartilhamos highlights extraídos de algumas das palestras que foram destaque ao longo dos três dias de Agile Brazil 2022.

O Que Vimos no Agile Brazil 2022

Em meio a um clima saudoso, animado e repleto de expectativas, os participantes do Agile Brazil foram inspirados pelas novas perspectivas de ação no meio ágil. O evento iniciou com a Keynote Speaker Rosanna Sibora, que falou sobre a importância de times engajados e comunicativos.

De acordo com a Vice-presidente de Produtos Digitais da Universal Music, somos pessoas e não recursos. Logo, cada membro de uma equipe, para desempenhar o seu melhor, deve estar rodeado de pessoas que também se preocupam com alta performance. Além disso, Rosanna destacou um ‘mantra’ que leva para o seu ambiente de trabalho: love people or go home.

Uma das maneiras que a palestrante encontrou para engajar os times com os quais trabalha foi criando eventos internos (Summits), organizados pela equipe e com o objetivo de colocar a agilidade em prática. Nesses encontros, a alimentação dos eventos vira item de backlog e a forma de preparo é decidida – e preparada – pelas pessoas colaboradoras.

Rosanna Sibora, Vice-presidente de Produtos Digitais da Universal Music. Fonte: Agile Brazil.

Acessibilidade, Diversidade e Inclusão

O Agile Brazil é construído anualmente por agilistas brasileiros que dedicam o seu tempo para realizar um evento de alto nível, com a missão de disseminar a Cultura Ágil. No ano de 2021, foi criado o Comitê de Diversidade e Inclusão. Na última edição, realizada no formato on-line, o evento contou com iniciativas de doação de ingressos para comunidades em situação de vulnerabilidade social, manual de boas práticas de inclusão para palestrantes e mapeamento para transformar o site do Agile Brazil em um canal mais inclusivo.

Na edição deste ano, ficou ainda mais claro o propósito do Comitê, que trouxe em cada uma das cinco Trilhas de Conteúdo palestras que abordavam temas sobre liderança feminina, inclusão e oportunidade para grupos de minoria. Além disso, a organização do evento disponibilizou tradução para libras nas 35 palestras que ocorreram nas salas 1 e 2.

Uma das palestras em destaque no Agile Brazil foi Nunca me sonharam, de Monica Cristina Silva de Andrade, que contou a história de uma mulher negra de 36 anos, mãe solo, bissexual e moradora da favela do Montanhão, em São Paulo. Monica trabalha há 8 meses como Agile Master e relatou que inevitavelmente e, infelizmente, muitas pessoas com esse mesmo perfil ainda crescem sem ter o incentivo de serem profissionais atuantes no mercado de trabalho.

Também esteve em destaque o relato de experiência NuBlacks Case: como a agilidade pode influenciar a pauta de diversidade e inclusão, onde Raphael Albino e Priscila Souza apresentaram insights da transformação do grupo de afinidade de pessoas negras do NuBank. Um dos pontos abordados foi como a agilidade pode reposicionar a estratégia, a organização e os rituais, inclusive em grupos não tão óbvios.

Priscila Souza apresenta o case NuBlacks. Fonte: Agile Brazil.

Entregas De Valor

Uma das preocupações dos times ágeis é ter entregas de valor. Na palestra Descomplicando o framework Fit For Purpose (F4P), João Grabosque compartilhou, por meio de exemplos reais e práticos, como o framework criado em 2018 por David Andersen e Alexei Zheglov consegue alinhar o que o cliente busca com o que devemos oferecer.

João desmistificou o uso do F4P, que para muitas pessoas pode ser de difícil compreensão. O palestrante também incentivou a sua utilização de maneira objetiva e clara, como um aliado contra o desperdício de tempo no desenvolvimento de produtos que estejam totalmente aliados à estratégia do negócio, gerando assim entregas de valor.

Já na palestra As 3 fases de uma empresa exponencial, Evandro Silvestrex destacou que para o crescimento exponencial acontecer é necessário que o negócio tenha claro a proposta de valor do seu produto, os seus diferenciais e a prioridade em buscar o Produc-Market Fit. Afinal, um roadmap capaz de alinhar produto e objetivos de negócio é um dos segredos para uma entrega com resultados tangíveis e positivos.

Mão Na Massa

Os workshops do evento também foram destaque na edição 2022. Inscritos no Agile Brazil puderam participar, sem custo extra, de workshops que os faziam colocar a mão na massa durante imersões de aproximadamente duas horas. Entre os temas em destaque estavam Gerenciamento de Débitos Técnicos, Kanban Games, LDJ (Lightning Decision Jam), Comunicação Inclusiva, Resolução de Problemas e Liderança Ágil.

O último dia do evento foi encerrado com o Keynote Speaker Luiz Lula Rodrigues, CTO da 42 São Paulo. A iniciativa de educação global sem fins lucrativos, cuja missão é ampliar o acesso a uma aprendizagem mais humana e inovadora para quem busca ser protagonista no mundo digital está presente em mais de 25 países.

Em sua fala, Lula questionou a relação entre agilidade e gestão, e abordou o quanto estamos engessando práticas e criando padrões desconectados dos valores subjetivos de um trabalho bem-feito. A palestra encerrou o Agile Brazil 2022 propondo um momento de questionamento e autocrítica para a comunidade de agilidade, nos deixando com a missão de manter a busca pela evolução contínua – essencial para ajudar as organizações a evoluírem.

Com o objetivo de reforçar o compromisso com a agilidade, a SoftDesign foi Patrocinadora da edição 2022. Acreditamos na evolução da área em nosso país e já aguardamos ansiosamente pelo Agile Brazil 2023!

Time SoftDesign. Fonte: Agile Brazil.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Content Marketing Analyst na SoftDesign. Jornalista (UCPEL) com MBA em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (Universidade Nova de Lisboa). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Posts relacionados

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?