- Negócios Digitais
Liderança e inovação efetiva são fatores determinantes para o sucesso de uma empresa de tecnologia, que desenvolve software e busca acelerar a jornada de inovação de seus clientes. Mas como essas características impactam a criação de soluções digitais e novos negócios? Qual a importância de implementar estratégias de experimentação para assegurar que os produtos atendem às demandas do mercado e dos stakeholders? Conversamos com nosso CEO, Osmar A. M. Pedrozo, para refletir sobre essas questões e explorar o papel crucial da transformação digital em médias e grandes empresas.
SoftDesign – Para criar produtos digitais de impacto é preciso experimentar. Nesse sentido, podemos aprender muito com startups, certo?
Osmar A. M. Pedrozo – Sim! Em 2016, quando começamos a trabalhar com startups, experienciamos um sopro forte de inovação em nossos projetos. Com isso, tivemos que nos remodelar para atender a empresas que nem existiam ainda. Isso resultou em um modelo de trabalho mais aberto.
Acredito que nos tornamos mais inovadores por consequência dessas mudanças e transformações. Em síntese, mudamos tudo: processos, desenvolvimento, ferramentas e plataformas. Além disso, abrimos espaço para uma cultura de experimentação, e esse período foi um divisor de águas na jornada de crescimento e expansão da SoftDesign.
Nós entendemos que para atingir resultados precisávamos lançar o produto, e não somente encontrar o product-market fit e desenvolvê-lo. Por causa disso, incluímos PMMs nas squads de desenvolvimento, pois acreditamos que esse é um papel crucial. Com isso, nós decidimos que não fazia sentido ser somente uma empresa de tecnologia que recebe uma encomenda e entrega um produto. Afinal, nós queríamos questionar e ajudar os nossos parceiros a enxergar aquilo que nós enxergamos durante nossos processos de inovação.
SD – A inovação se tornou uma questão de sobrevivência no mundo dos negócios. Como você enxerga esse cenário na prática?
OP – Eu acredito que a inovação está no limite do conhecimento. Na SoftDesign, contribuímos desde sempre com o desenvolvimento técnico de nossas pessoas colaboradoras. Afinal, temos em mente que precisamos conhecer muito para evoluir. Além disso, acreditamos que para sobreviver, uma empresa de tecnologia precisa inovar, estudar e aprender.
Uma cultura de conhecimento apoia a cultura de inovação. Para mim, uma não ocorre sem a outra. Por isso, devemos continuar aprendendo, experimentando, criando serviços e refletindo sobre inovação. É preciso trabalhar em busca de melhoria contínua e um exemplo disso é o nosso serviço de Concepção. Quando começamos a ofertá-lo, nenhuma empresa de tecnologia fazia isso, ninguém chamava dessa forma. Ao longo do tempo, nosso método foi copiado várias vezes.
SD – As empresas acham que é preciso criar algo disruptivo para inovar, capaz de mudar um setor, serviço ou comportamento da sociedade. Mas a inovação também pode ser mais sutil. Existe algum processo que colabore para a inovação incremental de produtos digitais?
OP – Eu entendo que, para inovar em produtos, não podemos pensar somente no desenvolvimento, e aqui me refiro especificamente à programação. Acredito que precisamos unir uma série de outros conhecimentos para atingir o objetivo de inovar em aplicativos, plataformas e sistemas.
É preciso passar por uma excepcional concepção de produto, composta por pesquisas com usuários, análise de benchmarking de produtos já existentes e criação de modelo de negócio. Ou seja, para inovar temos que nos aprofundar, e isso demanda conhecimento sobre o negócio, cliente, produto ou serviço que estamos criando.
É importante compreender que para inovar também precisamos testar. Por isso, lançamos o serviço de Experimentação, que propõe que sejam feitos testes e simulações de estratégias de baixo investimento, como low-code e no-code, antes do desenvolvimento de software. Dessa forma, buscamos validar hipóteses que surgem na criação do produto para reduzir o risco de investimento.
Entretanto, o risco faz parte da inovação. Na SoftDesign, por exemplo, quando falamos em inovação de produtos digitais de clientes, estamos olhando para toda a jornada de criação de um produto ou serviço, e não somente para o desenvolvimento. Participamos desde a ideia até o resultado, compartilhando o know-how que temos nas áreas de design, tecnologia, marketing, pesquisa, estratégia, entre outras.
Sabemos que muitas empresas, dependendo do porte, não possuem todos esses conhecimentos. Sendo assim, por meio de nossos métodos e especialidades, impulsionamos o processo de inovação efetiva, criando produtos viáveis e com alto poder de engajamento.
SD – O que podemos esperar nos próximos anos, como você acha que a tecnologia irá impactar as empresas e os negócios futuros?
OP – Todas as tecnologias possuem um papel fundamental nos negócios. Especialmente a TI, já que hoje em dia integra o core business de muitas empresas. Eu entendo que os negócios serão cada vez mais impactados por isso. Quem não entender essa relação, quem não aprender a lidar com as tecnologias atuais e futuras – seja para dar suporte a sua operação no dia a dia ou para construir novos serviços ou produtos – estará obsoleto em breve.
É uma questão de tempo: se você não desenvolveu a capacidade de adaptação, não irá se transformar digitalmente. Transformação digital é sobre saber lidar com a tecnologia e o conhecimento. Esse é um caminho complexo e cada vez mais teremos essa dependência forte da Tecnologia da Informação, que irá representar muito das operações atuais das empresas, seja no que elas vendem, seja no que virão a vender.
Não há como fugir dessa realidade. Vimos uma simulação disso na pandemia, quando muitos negócios deixaram de existir, pois não tinham condições de se transformar digitalmente. Isso não é um processo rápido, é preciso tempo, cultura de inovação e maturidade.
Além disso, existem diversas tendências se consolidando no mercado: Inteligência Artificial (IA), machine learning e data science são bons exemplos. Grande parte das empresas ainda usa isso de forma muito incipiente, porém quem colocar essas ideias em prática terá diferencial competitivo. No Brasil, estamos atuando muito no processo de digitalização, criação e modernização de sistemas. Logo, existem muitas oportunidades para crescer e inovar.
Investir em inovação não é uma necessidade exclusiva de uma empresa baseada em tecnologia. Para manter os negócios relevantes e competitivos em uma sociedade em transformação, criar valor tangível e mensurável é um fator crucial.
Com experiência no mercado nacional e internacional, somos uma empresa global de desenvolvimento de software com competências avançadas em estratégia e design de produtos digitais. Nossos serviços transformam negócios, simplificam a vida dos usuários e promovem mudanças significativas. Se você está em busca de um parceiro com capacidade única para lidar com projetos inovadores, entre em contato conosco!