- Desenvolvimento de Software
Já é tradição. Sempre nos finais de ano, a Gartner lista as dez tendências de tecnologia para os doze meses que estão por vir. Como não poderia deixar de ser, o Top 10 Strategic Technology Trends for 2019 acabou de sair e reúne, além de algumas previsões evidentes – de temas que já foram destaque em 2018 – outras surpreendentes e diferenciadas.
Vamos à lista:
Como já era de se esperar, veremos a autonomia de coisas físicas e virtuais aumentar ainda mais no próximo ano. No mundo material, destaque para veículos terrestres, aéreos e marítimos. No mundo virtual, quem merece atenção são a Inteligência Artificial (AI) e a Internet das Coisas (IoT).
Cada vez mais, a análise de dados estará no centro do mercado e a AI terá papel fundamental no preparo desses dados, na geração automatizada de insights e no uso de seres humanos em áreas como Processamento de Linguagem Natural (PNL) e entendimento imagético. Por isso, o profissional cientista de dados será cada vez mais valorizado e necessário.
A Inteligência Artificial também interferirá ainda mais no desenvolvimento de software. A Gartner acredita que até 2022, 40% do desenvolvimento de novos aplicativos envolverá co-desenvolvedores de IA. Cada vez mais serviços, plataformas, estruturas e infraestruturas de AI serão facilitadores de aplicativos em diversos domínios.
Apesar de já existirem há algum tempo, os Gêmeos Digitais ganham força com as novas tecnologias emergentes. Gêmeo Digital é uma réplica (digital) de ativos físicos, processos, pessoas, lugares, sistemas e dispositivos que integram AI, Machine Learning e análise de software com gráficos de rede espacial. Seu objetivo é criar modelos vivos de simulação digital que se atualizam automaticamente.
A “vantagem empoderada” diz respeito à extensão da computação, que ultrapassa as instalações centralizadas (nuvem) e traz o processamento das informações para a borda da rede, a fim de suprir às necessidades da cada vez maior quantidade de dados e negócios digitais. A Empowered Edge torna possível a autonomia dos veículos, por exemplo.
A realidade virtual, aumentada e mista (VR / AR / MR) será incrementada com recursos sensoriais adicionais, como estímulos e respostas. A Gartner acredita que 70% deste mercado incluirá as novas possibilidades em seus produtos no próximo ano.
Uma tendência certa e segura é o crescimento, a padronização e o uso da tecnologia Blockchain no próximo ano. Segundo a Gartner, até 2030, ela será um negócio de US$ 3,1 trilhões e estará presente em todos os setores.
Os lugares inteligentes são cidades, prédios, fábricas e cadeias de suprimento com alto nível de conectividade e integração. Cada vez mais integrados, cada vez mais inteligentes, cada vez mais presentes.
A segurança de redes e dados já vem sendo discutida há algum tempo e deve manter-se no centro das atenções em 2019. Os usuários e consumidores serão fiéis a marcas com políticas claras em relação ao tema.
Na sua última tendência, a Gartner é cautelosa. Afirma que a área de computação quântica continuará se desenvolvendo, mas acredita que é preciso cautela com as previsões a respeito do seu uso.
E aí? O que você achou das dez tendências de tecnologia para 2019 da Gartner? Agora resta esperar para ver se eles acertaram e para descobrir quem serão os principais players dessas evoluções/transformações no próximo ano.