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Estratégia de produto: tendências, insights e desafios

Por e 16/04/2024 30/04/2024 9 minutos

A estratégia de produto é um planejamento que demanda uma compreensão abrangente do funcionamento do negócio. Trata-se de considerar a forma como aplicativos, plataformas e sistemas são concebidos, validados, lançados e sustentados ao longo do tempo. O objetivo é satisfazer as necessidades dos usuários e diferenciar o produto digital da concorrência, mitigando incertezas em um ambiente econômico em constante mudança.

Neste artigo, exploramos esse cenário e compartilhamos os principais insights e aprendizados que adquirimos durante nossa participação no South Summit Brazil 2024, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo.

A importância do product-market fit


Quando pensamos sobre a estratégia de produto de novos negócios e o sucesso de ideias no mercado, é inegável a importância de encontrar o product-market fit. Este deve ser o primeiro grande objetivo de um negócio digital.

Concebido por Marc Andreesen, o product-market fit representa a harmonia entre um produto ou serviço e as necessidades do mercado. Além disso, é crucial para investidores, pois indica uma demanda real de crescimento em empresas iniciantes (early stage). Uri Levine, fundador da Waze e palestrante do South Summit Brazil 2024, destacou em uma de suas falas que esse é o primeiro passo para sair de um deserto e progredir na concepção de uma ideia.

Em resumo, é vital assegurar que o produto esteja alinhado com as demandas dos usuários, além de manter um foco especial na retenção. Afinal, quando se cria valor, os clientes tendem a retornar. Segundo Levine, é muito importante concentrar-se nisso durante a primeira década de um produto, a fim de criar uma solução verdadeiramente valiosa.

Na prática, encontrar o product-market fit pode impulsionar o crescimento do negócio. Para isso, é preciso ter uma estratégia de produto clara, que atue como um guia para lidar com os erros e acertos na busca pelo alinhamento da solução com os problemas identificados no mundo real.

A escalabilidade de negócios digitais


Junto com a validação no mercado, é essencial considerar a escalabilidade. Laura Marchiori, Investment Associate da Indicator Capital, e Leandro Teixeira, Gerente Regional do Fundo Criatec 4, explicam que um negócio escalável é aquele capaz de crescer exponencialmente com menos recursos, alcançar um mercado amplo e possuir potencial para internacionalização, focando no desenvolvimento do produto de forma eficiente.

É importante ponderar questões como a facilidade de replicação, o tempo necessário para aplicação e a complexidade da venda. A escalabilidade desempenha um papel crucial no investimento, já que o retorno de crescimento precisa ser rápido, embora seja relevante considerar as especificidades de cada setor e área de atuação.

Ao analisar empresas em estágio inicial, fica claro que uma estratégia de produto e de go-to-market importa mais que o tamanho do mercado. Lançar o produto antes de estar totalmente pronto permite validar e avançar mais rapidamente. Ou seja, trata-se de encontrar o mercado para o problema, compreender os usuários reais e onde eles se encaixam na jornada do produto.

Inicialmente, é preciso realizar ações que não são facilmente replicáveis para, mais tarde, permitir a escalabilidade. Ao adotar abordagens como a Lean Startup para obter uma compreensão mais profunda do mercado, as empresas têm mais chances de alcançar um crescimento sustentável e construir uma base sólida de clientes para o futuro.

A jornada para o sucesso não é única e linear


Esse engajamento emocional serve como ponto de partida para a trajetória de um produto ou serviço: ao identificar um problema compartilhado por muitas pessoas, o primeiro passo é estabelecer uma conexão autêntica com elas antes de buscar uma solução.

Ao abordar o desenvolvimento e crescimento de startups, é crucial considerar que muitas delas falham por esse motivo. Além dos critérios fundamentais para atrair investidores – como foco na sustentabilidade a longo prazo, execução eficiente e escalabilidade – é essencial demonstrar uma metodologia sólida para compreender o mercado e gerenciar sinais de alerta, por meio de análises e estratégias de produto para mitigar riscos.

Nesse contexto, é essencial adotar uma abordagem de teste rápido de diversas trajetórias para o produto, visando acertos e repetindo o ciclo. Essa estratégia está alinhada com o uso de Lean Thinking e Product Discovery para negócios, que destacam a experimentação constante e a busca por melhoria contínua, tornando a empresa mais adaptável às mudanças. Além disso, é fundamental compreender que esse processo não é linear, ou seja, algumas ideias podem falhar inicialmente.

Contudo, ter suporte e ferramentas para iterar no processo e realizar novas tentativas até evoluir, é crucial para o sucesso a longo prazo. Para cada etapa do negócio, há uma série de ferramentas disponíveis. Na SoftDesign, focamos na concepção para transformar ideias em produtos digitais viávies. Trabalhamos em colaboração para criar a primeira versão e detalhar um plano de execução de curto prazo, seguindo os princípios do Lean como base, buscando incentivar desde o início a cultura da experimentação.

IA para produtividade e viabilidade de processos


Quando discutimos as tendências em produtos, serviços e negócios, é inevitável destacar a importância da Inteligência Artificial (IA). As novas tecnologias de IA estão se tornando cada vez mais presentes em nossas vidas e no mercado, como evidenciado pelo impacto de IAs generativas, como o ChatGPT. Com acesso a uma quantidade significativa de dados, a IA demonstra em grande escala seu potencial para abordar questões importantes, como segurança de dados e apoio na construção de ativos, impulsionando e ampliando transformações. Assim, a Inteligência Artificial potencializa outras áreas e possibilita situações que anteriormente eram consideradas inimagináveis.

Durante o evento, também foi ressaltada a necessidade de uma maior capacitação em IA para profissionais na América Latina. A simples utilização da Inteligência Artificial não é eficaz sem um entendimento profundo da tecnologia e de como torná-la escalável. É crucial ampliar a visão do produto para além dos problemas que a IA pode resolver.

Isso inclui entender o tempo necessário para coletar e aplicar os dados de forma significativa, bem como considerar a dinâmica de acesso aos dados relevantes. Como foi mencionado na palestra “Investing in AI: is the hype for real?”: saber utilizar a IA é essencial, mas é igualmente importante saber como aplicá-la em cada solução.

Estratégia de produto na SoftDesign


Na SoftDesign, fornecemos serviços de Concepção e Experimentação de Produtos, nos quais validamos soluções digitais ou ideias junto ao mercado por meio de um processo ágil e eficiente. Utilizamos diversas ferramentas para abordar questões fundamentais no desenvolvimento de novas soluções digitais.

Realizamos pesquisas para coletar dados que nos guiam na escolha do melhor caminho para descobrir e validar as premissas da solução. Priorizamos a compreensão da perspectiva do usuário para conceber e testar soluções antes de certificar sua viabilidade, o que maximiza o aprendizado, reduz o risco e otimiza o planejamento do investimento.

Quando falamos sobre concepção e experimentação, é comum relacionar esses conceitos ao universo das startups. No entanto, esse método de trabalho também tem um grande potencial quando aplicado em grandes corporações. Ao considerarmos a estratégia de produto, é essencial reconhecer que as empresas de grande porte, embora já tenham validado seus mercados e soluções, precisam permanecer alinhadas às constantes mudanças da economia. Lidar com incertezas se torna, portanto, um diferencial inovador em qualquer cenário.

O South Summit reforça essa visão ao apresentar painéis com grandes empresas, como a RD Saúde, que adotam a mentalidade de experimentação e estratégia de produto voltada para a inovação. Elas buscam expandir sua atuação no mercado por meio da construção de seus próprios ecossistemas. Esse tipo de iniciativa exige inovação, estratégia e visão de futuro.

Sobre o South Summit Brazil


O South Summit foi fundado em 2012 por Maria Benjumea, empreendedora espanhola e fundadora da Spain Startup. Desde então, cresceu consideravelmente em tamanho e influência, estendendo-se a vários países e oferecendo palestras, painéis de discussão, workshops e competições de pitch para promover o desenvolvimento do ecossistema empreendedor.

No Brazil, o South Summit emergiu como um ponto de encontro crucial para investidores, empresas e startups de diversos países. Nossa participação no evento, realizado em Porto Alegre, gerou discussões significativas sobre estratégia de produto, abrindo novas possibilidades. Já estamos ansiosas para a próxima edição. Até lá!

Foto do autor

Gabrielle Del Vecchio

Designer UX/UI na SoftDesign, formada em Design de Produto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em User Experience pela PUCRS. Trabalha com concepção e desenvolvimento de produtos digitais, integrando conhecimentos de negócio e pesquisa para aprimorar a experiência do usuário e criar produtos de sucesso.

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