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SaaS: entenda o que é, como funciona e o cenário do mercado

Por 27/02/2024 03/07/2024 9 minutos

Você já deve ter ouvido falar sobre o conceito de SaaS. Disponibilizado via internet, é um modelo de distribuição de soluções digitais hospedadas na nuvem, que permite o uso de funcionalidades de um software como um serviço.

Ele é uma excelente opção de investimento para empresas dos setores de serviços financeiros, hospitalidade, saúde e logística, por exemplo, que buscam escalar seus negócios e inovar de forma efetiva.

Embora pareça um conceito complexo, estamos constantemente cercados por essas inovações no nosso dia a dia. Salesforce, Google, Adobe, Zoom e HubSpot são alguns exemplos de serviços SaaS que muitos de nós usamos regularmente. 

No entanto, este universo é bastante diversificado, abrindo inúmeras oportunidades para empresas que desejam desenvolver e oferecer soluções baseadas nesse modelo.

Quer saber mais sobre essas oportunidades? Continue a leitura!

O que é um sistema SaaS? 


A palavra SaaS significa Software as a Service e é o modelo que transformou a forma como as empresas acessam e utilizam produtos digitais. Ao invés de instalações locais complexas, ele permite que aplicativos sejam acessados por meio de navegadores ou aplicativos personalizados. 

Ao contratar esse tipo de sistema, os usuários não precisam de uma infraestrutura de TI robusta para conseguir usar soluções tecnológicas. 

Indicado para médias e grandes empresas, o desenvolvimento SaaS representa uma escolha altamente vantajosa para quem deseja oferecer serviços digitais de maneira escalável, sem os custos iniciais elevados associados à infraestrutura tradicional.

Vale ressaltar que o mercado de SaaS está experimentando um crescimento bastante significativo. Estimativas da Market Research Future apontam que o mercado global de SaaS deverá alcançar aproximadamente $1.267,5 bilhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual de 18.3%.

Esse crescimento acelerado é marcado pela forte demanda por soluções que ofereçam agilidade, custos controlados e capacidade de escala rápida — características essenciais para empresas que buscam se diferenciar competitivamente na era digital.

Qual a diferença entre cloud e SaaS?


Basicamente, cloud é um modelo geral de fornecimento de recursos de computação e armazenamento pela internet, acessados remotamente através de servidores globais. SaaS é um tipo específico de serviço dentro da computação em nuvem, focado na entrega de software e aplicativos acessíveis via internet.

Cloud computing oferece diversos serviços, incluindo Infrastructure as a Service (IaaS) e Platform as a Service (PaaS), que fornecem infraestrutura e plataformas para desenvolvimento de software, respectivamente.

Já o SaaS simplifica o acesso a sistemas, tornando desnecessário fazer instalações locais e permitindo atualizações automáticas.

Embora cada um atenda a diferentes necessidades e escalas dentro do ambiente digital de uma empresa, ambos permitem eficiência operacional e flexibilidade nas operações.  

Como funciona SaaS? 


Como vimos, o SaaS permite que usuários acessem aplicativos sem a necessidade de instalação local. Isso significa que pessoas e empresas podem utilizar o software através de navegadores e aplicativos, sem se preocupar com atualizações e a manutenção dele.

Na prática, significa acessar serviços prontos, pagando uma assinatura pelo período de uso, o que simplifica a gestão e reduz custos operacionais. 

Vantagens de um Software as a Service 


De acordo com a IBM, as principais vantagens do uso de SaaS incluem baixo custo de instalação, manutenção simplificada, escalabilidade e atualizações automáticas.

As principais vantagens de um SaaS para fornecedores de software estão relacionadas a sua acessibilidade e flexibilidade.

O armazenamento em nuvem reflete muito bem isso. Ele permite que funcionários acessem aplicativos de qualquer lugar do mundo, através de dispositivos conectados à internet, fortalecendo a colaboração e a produtividade em times que trabalham remotamente.

Notebook de frente mostrando exemplo de SaaS

Além disso, essas soluções digitais também permitem escalabilidade – fator essencial para empresas que buscam vantagem competitiva e capacidade de expandir negócios. 

Outro destaque importante que facilita a comercialização desse tipo de serviço é a facilidade de manutenção e atualização para o usuário, já que esses processos são automáticos e de responsabilidade do provedor. 

Se as vantagens mencionadas acima já geram um elevado grau de satisfação, imagine um cenário ainda mais promissor ao considerar os potenciais novos negócios e fontes de receita que sua empresa poderia alcançar ao investir no desenvolvimento de uma solução SaaS personalizada!

Benefícios adicionais para quem contrata um SaaS


As vantagens para quem usa um SaaS são muitas.

Em termos de segurança e conformidade, os bons provedores implementam medidas robustas de segurança online e garantem o alinhamento com regulamentações específicas do setor, aliviando um pouco a carga de responsabilidade das empresas que aderem ao serviço.

Além disso, a integração fácil com outras ferramentas é uma grande vantagem, frequentemente encontrada em vários softwares, o que permite que as empresas combinem eficientemente o SaaS com seus sistemas existentes, o que facilita a entrada de novas tecnologias e adaptação dos times.

A facilidade na implementação é outro benefício importante a se considerar, com atualizações automáticas e suporte contínuo simplificando o processo de adoção e reduzindo o tempo de inatividade.

Empresas que mais usam SaaS


Entre os tipos de empresas que mais se beneficiam ao investir em SaaS estão: 

  • Tecnologia: essas empresas podem diversificar sua gama de negócios ao ofertar serviços baseados em Cloud Computing, o que também pode ser uma forma de impulsionar a adoção de produtos digitais já existentes;  
  • Software: negócios de desenvolvimento de software podem utilizar o SaaS para criar soluções disponíveis na nuvem. Assim, a necessidade de instalar e atualizar programas localmente é eliminada, o que simplifica a vida dos usuários;
  • Setor financeiro: bancos, seguradoras e fintechs podem investir em SaaS para ampliar sua oferta de serviços e produtos financeiros. Isso qualifica a experiência do atendimento online, além de simplificar transações de dinheiro, operações de compra e venda de moedas, por exemplo;  
  • Área da saúde: essas empresas podem criar um SaaS para comercializar soluções de gestão médica para hospitais e clínicas, por exemplo. Agendamento de consultas online, gerenciamento de documentos e exames remotos são algumas opções. 

Além disso, de acordo com dados da Gartner, “até 2027, as organizações irão utilizar plataformas do setor na nuvem para acelerar mais de 50% de suas iniciativas de negócios”. 

Ou seja, essa é a hora perfeita para começar a desenvolver um Software as a Service personalizado, de acordo com suas necessidades e demandas. 

Exemplos de SaaS


Veja, a seguir, alguns exemplos conhecidos de SaaS:

  • Google Workspace: aplicativos de gerenciamento e produtividade como Gmail, Drive, Docs e Sheets;
  • Microsoft 365: soluções de produtividade como Word, Excel, PowerPoint e Outlook;
  • Shopify: plataforma de ecommerce para criar e gerenciar lojas online;
  • Adobe Creative Cloud: aplicativos para criação e edição de conteúdo digital, como Photoshop, Illustrator e Premiere Pro;
  • Trello: sistema de gerenciamento de projetos e colaboração em equipe;
  • Canva: ferramenta online para design gráfico e criação de conteúdo visual;
  • Stripe: sistema de pagamentos online para empresas;
  • Zendesk: software de suporte ao cliente e gestão de tickets;
  • Slack: ferramenta de comunicação e colaboração para equipes;
  • HubSpot: plataforma de marketing, vendas e CRM para empresas;
  • Zoom: software de videoconferência e comunicação, frequentemente utilizado para reuniões online;
  • Dropbox Business: recurso de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem para empresas;
  • Mailchimp: plataforma de automação de marketing por e-mail.

Esses serviços são úteis para diversos negócios, startups e e-commerces, porque proporcionam flexibilidade, escalabilidade e acesso fácil a recursos tecnológicos essenciais sem a necessidade de infraestrutura própria.

Como impulsionamos negócios com o desenvolvimento de SaaS


Na SoftDesign, entendemos a escalabilidade como uma das principais vantagens do Software as a Service. Por isso, nossos arquitetos optam por tecnologias escaláveis e amplamente reconhecidas no mercado, como React, React Native e Node.js

Além disso, sabemos que o desenvolvimento vai muito além do software. Dessa forma, implementamos um processo de priorização alinhado aos objetivos e necessidades específicas de cada negócio.

Assista ao vídeo abaixo e conheça o jeito soft de desenvolver produtos digitais:

Se você quer desenvolver um SaaS sob medida, entre em contato conosco. Somos uma empresa global de desenvolvimento de software!

Conclusão


Ao longo deste texto, vimos como o SaaS impulsiona a eficiência e a escalabilidade nos serviços digitais através da nuvem.

Discutimos ainda como empresas de diversos setores, como serviços financeiros, saúde e logística podem se beneficiar da flexibilidade proporcionada por essa tecnologia.

Conte com a SoftDesign para orientar seus projetos de software com toda a nossa experiência e recomendações de soluções personalizadas. 

Perguntas frequentes


Confira, a seguir, as respostas para as principais dúvidas sobre SaaS:

O que é um sistema SaaS?

Um sistema SaaS é um software com acesso online, hospedado na nuvem, oferecido aos usuários por meio de uma assinatura. 

O que significa a palavra SaaS?

SaaS significa “Software as a Service”, ou “software como serviço” quando traduzido para o português. 

Como funciona um SaaS?

O sistema SaaS permite que usuários acessem aplicativos via internet, hospedados na nuvem, sem necessidade de instalação local por conta da infraestrutura gerenciada pelo provedor. É cobrada uma assinatura pelo uso.

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Pâmela Seyffert

Content Marketing Analyst na SoftDesign. Jornalista (UCPEL) com MBA em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (Universidade Nova de Lisboa). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

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