Escalamos e aumentamos a eficiência das operações da área de Sourcing do Sicredi com produtos digitais que gerenciam toda a jornada do colaborador terceiro.
O Sicredi é a primeira cooperativa financeira do Brasil. Existe há mais de 120 anos, tem 7,5 milhões de associados e 2,7 mil agências em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Tendo inovação no centro de sua estratégia, a instituição conta com dezenas de parceiros que fornecem serviços de tecnologia, alocando profissionais em suas unidades de negócio.
Para gerir estas contratações, a área responsável na empresa é a de Compras e Sourcing, que faz a governança e a gestão dos parceiros e de seus profissionais terceiros alocados na instituição.
Inicialmente, o gerenciamento era realizado por meio de planilhas de Excel e trocas de e-mail. Tanto o processo de contratação de novos colaboradores terceirizados quanto o de prestação de contas eram totalmente manuais. Com isso, existia muito retrabalho e um tempo de processamento das informações muito maior do que o desejado.
A complexidade desta gestão manual trazia uma série de problemas para a equipe de Compras e Sourcing e para as áreas de negócio envolvidas. Por muitas vezes, um profissional terceiro era desligado por baixa performance em uma equipe e, por não haver uma comunicação sistêmica entre as áreas, era contratado pela equipe ao lado para as mesmas atribuições.
Diante desses desafios, ficou evidente para a área que era fundamental investir em tecnologia para apoiar a gestão e acelerar o processo de transformação digital da cooperativa.
Para Bruno Virtuoso, Gerente de Compras e Sourcing do Sicredi, a escolha do parceiro foi uma etapa fundamental para o sucesso dos produtos:
“Buscamos uma empresa que tivesse a capacidade de nos apoiar do início ao fim, desde a concepção do produto, desenvolvimento e também na entrega de valor. O que levamos em conta foi a forma como a empresa nos atenderia, como desenharia o produto, como se preocuparia com a experiência do usuário. Esses são pontos qualitativos que nos levaram à escolha da SoftDesign.”
Primeiramente, o time da SoftDesign desenvolveu e disponibilizou para uso o sistema Timesheet. Num segundo momento, fez a concepção e o desenvolvimento do sistema MGPT – Módulo de Gestão de Profissionais Terceiros. Hoje, os dois produtos digitais são utilizados por todas as áreas do Sicredi para fazer a gestão da jornada do colaborador terceirizado, numa plataforma completa, intuitiva e poderosa para a governança.
“Esses produtos nos ajudam a ser muito mais ágeis, mais certeiros nas contratações e a cumprir a estratégia de time to market do Sicredi.”
Bruno Virtuoso, Gerente de Compras e Sourcing
A adesão às ferramentas por todas as áreas do Sicredi foi exponencial. Hoje, as ferramentas são utilizadas por mais de 900 profissionais e 20 fornecedores. Transaciona-se anualmente mais de R$ 200 milhões em prestação de contas.
>> Controle do apontamento de horas;
>> Controle financeiro individual de cada colaborador terceiro;
>> Processo de recrutamento refinado e mais objetivo.
Principais ganhos:
>> 80% de redução do esforço operacional no processo de prestação de contas;
>> 100% de redução do esforço de elaboração de novos contratos e aditivos;
>> Segurança e transparência, com rastreabilidade e integridade dos dados nos sistemas;
>> Facilidade de visualização tanto dos processos de seleção quanto do workflow das horas trabalhadas;
>> Facilidade na aprovação das horas e dos valores.
>> Acesso a dados para medir a performance (KPIs) dos fornecedores e para embasar a tomada de decisões.