A crescente digitalização dos negócios, associada a um período de isolamento social que pede por novas soluções digitais, acabou por incentivar o ingresso de empreendedores no universo do desenvolvimento de software. É comum, neste caso, entender pouco sobre o assunto e carregar uma série de dúvidas sobre o processo que tem como ponto de partida uma ideia e termina com o uso de um novo aplicativo pelas pessoas.
Pensando nisso, iremos contar como funciona esse processo aqui na SoftDesign, e depois falar um pouco sobre tempo de desenvolvimento e publicação em lojas de apps.
Concepção do Produto
Na SoftDesign, o primeiro passo para a criação de um aplicativo é a
Concepção. Esse serviço dura em média quatro semanas, com reuniões semanais entre a equipe da empresa e o cliente. A Concepção pode ser dividida em três fases:
– Ideação: é a fase na qual vamos discutir o modelo de negócio, a forma de rentabilização do produto ou o modo como o aplicativo vai atingir os usuários. Nessa fase, iremos realizar pesquisas, buscar entender qual problema esse aplicativo resolve e se o problema é mesmo relevante para os futuros usuários – para que possamos criar um aplicativo verdadeiramente necessário/desejado pelos usuários.
– Estruturação: depois de idealizar, iremos pensar na estrutura do produto, desenhando jornadas de interação entre os usuários e o produto, e também criando protótipos de baixa fidelidade. Essa fase nos ajuda a responder a algumas perguntas como: quais funcionalidades o aplicativo deve ter; quais tecnologias devemos usar? O objetivo é pensar não só em funcionalidade, mas também em critérios de escalabilidade, confiabilidade e etc. para que o app seja viável em termos de tecnologia.
– Planejamento: nesse momento, iremos pensar em um planejamento de alto nível. Qual será a estratégia de lançamento? Podemos lançar um
Mínimo Produto Viável? O que poderíamos aprender mais cedo com o lançamento de um MVP? Onde vamos chegar no curto, médio e longo prazo? Nesse momento, o propósito é desenvolver um aplicativo viável em termos de negócio, considerando estimativas de investimento e prazo.
Durante essas três fases, estaremos utilizando técnicas de Design Thinking, Customer Development e Lean Startup, além de conceitos de Modelos de Negócio e Negócios de Plataforma, entre outros. Todos, importantes para conceber um produto digital na sua totalidade, pensando nas questões técnicas e de negócio.
Ciclo de Descoberta
Após a fase de Concepção, tem início o
Desenvolvimento de Software. Aqui na SoftDesign, isso significa que uma equipe ágil e multidisciplinar será designada para trabalhar no desenvolvimento e gestão do produto, realizando em paralelo ciclos de trabalho de Descoberta e de Entrega
(Discovery e Delivery).
O trabalho de descoberta é feito pelo Product Owner em conjunto com um Designer, sempre com apoio do cliente e, eventualmente, do restante do time. Nesse trabalho, fazemos a tarefa contínua de pensar o produto, já que um produto digital está em constante melhoria e refinamento. As atividades incluem:
– Entendimento de novas oportunidades ou problemas trazidos pelo negócio (possíveis parcerias, possíveis propostas de valor) ou trazidos pelos usuários atuais do aplicativo se houver (
feedbacks, dificuldades de uso, novas ideias, dados de
analytics);
– Análise de opções de solução para essas oportunidades ou problemas, estudadas com o desenho de jornadas e protótipos, e, quando muito incertas, validadas com testes ou experimentos com usuários;
– Priorização, que consiste na revisão do
roadmap do produto para decidir como encaixar esses novos itens analisados;
– E Refinamento, que é o detalhamento dos itens de trabalho com informação suficiente para que possam ser discutidos com a equipe e, assim, passados para o Ciclo de Entrega.
Ciclo de Entrega
Os Ciclos de Entrega tem duração fixa de duas semanas, e são chamados de sprints. Cada sprint passa pelas seguintes etapas:
– Dia 1 – Planning: planejamos as duas semanas seguintes de trabalho definindo o objetivo e os itens que serão desenvolvidos nesse período;
– Dias 2 a 13 – Daily: todos os dias, o time realiza uma rápida reunião para reorganizar as estratégias da sprint e resolver possíveis impedimentos;
– Dia 14 – Review: a equipe irá mostrar ao cliente o que foi desenvolvido nas duas semanas de trabalho. Juntos, iremos analisar os resultados e o
feedback do cliente será usado pelo time para implementar melhorias e adaptar o trabalho das próximas semanas;
– Dia 14 – Retrospective: ainda ao final da sprint, a equipe irá discutir formas de melhorar o processo de trabalho, para qualificar ainda mais as entregas.
Na SoftDesign, não acreditamos em uma criação unilateral. Por isso, o aplicativo deve ser desenvolvido em conjunto: a nossa equipe junto ao cliente. Um dos principais objetivos de trabalhar em sprints é essa participação no desenvolvimento do produto e a total transparência sobre o que está acontecendo.
As cerimônias de Planning e Review fazem com que o cliente participe ativamente do desenvolvimento, discutindo com a equipe cada passo da evolução do produto. Além disso, por meio de ferramentas online como o Jira, é possível acompanhar todo o trabalho e também interagir com a equipe.
Publicação, Sustentação e Operação
Além dos Ciclos de Descoberta e Entrega, esse time auxilia o cliente com atividades de publicação, sustentação e operação, muito importantes para os aplicativos. Algumas tarefas inclusas são:
– No momento da primeira publicação de um aplicativo, nosso time realiza a
criação da infraestrutura de produção (servidor em nuvem) e também a configuração das lojas de aplicativos;
– Quando o aplicativo entra no ar, nossa equipe de descoberta auxilia o cliente a
planejar formas de testar as hipóteses de negócio com usuários reais, além de ajudar na entrada em operação, tirando dúvidas sobre o funcionamento e ajudando a estruturar a operação de sustentação;
– Após ter uma primeira versão entrar no ar, nossa equipe passa a
trabalhar ao mesmo tempo nos itens novos e na sustentação de nível 2 e 3 – solução de incidentes, monitoramento da infraestrutura, etc.
A Equipe
Para desenvolver um aplicativo, não basta somente um programador. A equipe da SoftDesign é formada por um Scrum Master, um Product Owner, um Designer, Desenvolvedores, e Analistas de Testes.
– O Scrum Master (SM) é o responsável por ajudar o time a utilizar os melhores métodos para atingir uma boa produtividade e qualidade. O Scrum Master também apoia na solução de impedimentos, sempre buscando melhorar o fluxo de entrega;
– O Product Owner (PO) estará sempre em contato com o cliente, pois é o responsável por por ajudar o cliente a traçar as estratégias de priorização para atingir os objetivos do produto no menor tempo possível, além de discutir todos os detalhes do funcionamento aplicativo e ajudar a descrever os critérios de aceitação do mesmo;
– O Designer apoia em todo o processo de descoberta, propondo e testando formas de criar um produto que seja útil, valoroso e desejável (UX), além de trabalhar no desenho das interfaces (telas do aplicativo);
– Os Desenvolvedores escreverão o código, revisarão os códigos dos seus pares (
peer review) e farão os testes unitários do produto, que são os primeiros testes;
– Já os Analistas de Testes (QAs) executarão testes manuais e também desenvolverão testes automatizados para eliminar o máximo possível de bugs ainda dentro do processo de desenvolvimento.
Quanto custa e em quanto tempo um app fica pronto?
Essas perguntas são difíceis de responder sem uma análise prévia. Isso porque existem aplicativos que ficam prontos em dois meses, e outros podem demorar um ano – o que impacta, obviamente, nos custos. Para ter uma estimativa, é preciso saber primeiro:
1. Qual a complexidade do aplicativo: quantas telas ele vai ter e quais funcionalidades vai disponibilizar aos usuários?
2. Esse aplicativo vai se comunicar com um servidor web? Ou vai funcionar sozinho, só acessando os dados do celular?
3. O app vai ser desenvolvido para iOS e Android? Será que os usuários possuem celulares de ambos os sistemas operacionais? Ah, e qual a melhor tecnologia a ser usada?
4. A ideia é desenvolver de imediato uma versão completa ou um Mínimo Produto Viável do aplicativo para testar a ideia no mercado?
Ou seja, para ter uma estimativa mais aproximada dos custos e do tempo de criação um aplicativo, primeiro é preciso pensar na solução. Você já deve ter percebido, mas na SoftDesign nós respondemos a essas perguntas na etapa de Concepção, onde criamos o
roadmap do produto e conseguimos traçar com alguma visibilidade o que será feito a seguir.
De qualquer modo, é preciso entender que um aplicativo é um software e tecnologia é uma área de mercado que envolve profissionais extremamente qualificados: tudo isso impacta nos custos. Se você não está preparado para investir, nossa dica é realizar a etapa de Concepção para organizar a ideia e buscar investidores para o projeto.
Também é importante ter cuidado com essa ideia de que o aplicativo ficará ‘pronto’. Por mais que ele esteja em produção, publicado e com usuários, esse app ainda precisará ser evoluído e sustentado. Por isso, não minimize suas projeções futuras.
Além disso, sabemos que nada é mais caro do que desenvolver um aplicativo que ninguém quer usar. Por isso, durante todo o nosso processo continuamos realizando
descoberta em paralelo à
entrega. Ou seja, não atuamos como uma ‘fábrica de software’ nos modelos antigos, mas pensamos o produto junto com o cliente de forma estratégica, trabalhando na contínua experimentação e aprendizado – que irão ajudar a desenvolver um produto desejável e valoroso.
Como começar?
Agora que você já entende como funciona o processo de desenvolvimento de um aplicativo na SoftDesign e esclareceu algumas importantes dúvidas sobre custos e tempo de criação, é hora de colocar a sua ideia em prática. Preencha o formulário abaixo para que possamos conversar com você sobre a criação do seu app.