
- Agilidade
No dia 02 de dezembro aconteceu o primeiro meetup da SoftDesign, intitulado “Pensando Ágil”. Os ministrantes, Paulo Ricardo Maciel (Agile Coach das Lojas Renner) e Leandro Pereira (Scrum Master da DBServer), exploraram práticas de transformação cultural em ambientes resistentes à mudança, tais como Moving Motivators e Delegation Poker.
Por meio dessas ferramentas, os participantes do meetup “Pensando Ágil” tiveram a oportunidade de experimentar novos meios de trabalho e de interação pessoal. O objetivo foi promover mudanças nos mapas mentais além de transformações ágeis, – que deveriam ser incentivadas posteriormente nas equipes em que atuam.
A seguir, conheça as ferramentas apresentadas no workshop, derivadas do modelo de gestão Management 3.0.
Criada por Jurgen Appelo, pai do Management 3.0, essa ferramenta consiste em compreender as motivações intrínsecas de cada integrante do time a partir de um baralho de dez cartas que cada um recebe individualmente. Cada integrante do grupo deve posicionar as cartas em ordem de menor para maior importância e após, compartilhar com o grupo suas escolhas. O objetivo é compreender o impacto que as motivações individuais possuem dentro do time, avaliando se são positivas ou negativas, dependendo do contexto.
À semelhança do Moving Motivators, essa ferramenta é constituída por um baralho de cartas no qual cada uma possui um nível de delegação. Utilizada para promover o engajamento de todos os envolvidos no processo, as cartas possuem sete níveis de delegação diferentes, que são: dizer; vender; consultar; concordar; aconselhar; perguntar; e delegar. Após a distribuição das cartas, o time deve elaborar o delegation board, um quadro no qual o grupo define o nível de delegação para cada tema e para cada papel representado.
Depois da exposição dos ministrantes, os participantes puderam testar na prática a efetividade das ferramentas. Assim, eles compreenderam o impacto que suas motivações intrínsecas podem gerar nos grupos de trabalho, bem como refletir sobre a importância da participação do time no processo de delegação.