Referências de Peso
Nós levamos o conhecimento a sério. Estamos sempre buscando referências atuais e confiáveis em técnicas, métodos e abordagens. A Experimentação é baseada em: Lean Startup e o Ciclo Build-Measure-Learn, Business Model Canvas e Testing Business Ideas (Osterwalder) e o Customer Development (Steve Blank).
Sobre Hipóteses
Elas são as crenças e apostas que sustentam a nossa ideia de solução. Se estiverem erradas, nosso negócio é inviável. Por isso, criamos hipóteses a partir da análise do Business Model Canvas, relacionadas à Proposta de Valor, aos Canais, às Personas, ou à Receita. Usando ferramentas de priorização, selecionamos as mais críticas para testar: são aquelas com pouca evidência e alto impacto no sucesso do negócio.
Tipos de Experimentos
O MVP Low-Code é o experimento mais utilizado. Ele é uma versão simples do produto, construída por meio da união de ferramentas prontas. Em alguns casos, também utilizamos Protótipos, Landing Pages e Testes de Campanhas de Marketing para experimentar. Quando a ideia ainda está muito embrionária, podemos usar técnicas de pesquisa como Entrevistas, Surveys e Grupos Focais.
Low-Code e No-Code
São formas rápidas de criação de soluções digitais. Ambos utilizam interfaces gráficas no lugar de código de programação. Na opção Low-Code, ao invés de programar, o trabalho da pessoa desenvolvedora é configurar uma série de opções prontas. Já no No-Code, a escolha é por uma opção pronta sem nenhuma configuração ou customização manual, como é o caso de templates e fluxos prontos.