Logo Softdesign
  • Serviços
    keyboard_arrow_down
    • Estratégia e Design
      keyboard_arrow_down
      • Concepção para Transformação Digitalarrow_forward
        keyboard_arrow_down
      • Concepção para Inovação Digitalarrow_forward
        keyboard_arrow_down
      • Experimentação de Mercadoarrow_forward
        keyboard_arrow_down
      • UX Designarrow_forward
        keyboard_arrow_down
    • Desenvolvimento de Software
      keyboard_arrow_down
      • Desenvolvimento de Softwarearrow_forward
        keyboard_arrow_down
      • Sustentação de Softwarearrow_forward
        keyboard_arrow_down
      • Modernização de legadoarrow_forward
        keyboard_arrow_down
      • Outsourcingarrow_forward
        keyboard_arrow_down
      • Consultoria em Agilidade e Práticas de Desenvolvimentoarrow_forward
        keyboard_arrow_down
    • Arquitetura e Cloud
      keyboard_arrow_down
      • Cloud Managementarrow_forward
        keyboard_arrow_down
      • Cloud Migrationarrow_forward
        keyboard_arrow_down
      • Arquitetura de softwarearrow_forward
        keyboard_arrow_down
      • DevOpsarrow_forward
        keyboard_arrow_down
  • Cases
    keyboard_arrow_down
  • Blog
    keyboard_arrow_down
  • Carreiras
    keyboard_arrow_down
  • Entre em contato
    keyboard_arrow_down
PT | EN

Como a análise de dados pode beneficiar as organizações?

Por Pâmela Seyffert 13/05/2021 02/07/2024 6 minutos

0:00

Todos os dias, geramos uma quantidade significativa de dados no ambiente online. Relacionados a nossa vida pessoal ou profissional, essas pegadas digitais são coletadas por meio de redes sociais, sites, plataformas, entre outros. Elas fornecem informações importantes sobre quem somos, o que fazemos e como nos comportamos.

Por isso, nos últimos anos, a análise de dados tornou-se essencial para as organizações, pois revela características importantes dos seus consumidores e concorrentes. Entretanto, muitas dessas informações ainda não são analisadas com um olhar estratégico e acabam por não contribuir para tomadas de decisão.

Em um cenário de transformação digital, as empresas não podem mais perder tempo com análises de mercado superficiais e incompletas. Tornou-se vital desenvolver um mindset orientado para números e para o seu potencial de revelação. Sendo assim, abordaremos a seguir os conceitos, as ferramentas e a importância da análise de dados para o desenvolvimento e a evolução das organizações.

Emoção x Razão

Você toma decisões de maneira intuitiva ou prefere utilizar ferramentas analíticas para embasá-las? Sabe-se que as experiências acumuladas ao longo da vida e dos negócios continuam sendo muito valiosas. Porém, com o alto nível de competitividade do mercado atual, é essencial a utilização de ferramentas de Business Intelligence – que organizam as informações e otimizam o processo de interpretação de dados.

A análise de dados consiste em um processo de inspeção e modelagem dos dados coletados. Os seus principais objetivos são monitorar, revelar informações relevantes (quantitativas e qualitativas) e apontar oportunidades e fraquezas do negócio, apoiando a tomada de decisão nas organizações.

Podemos usar a análise de dados em diferentes contextos: Negócios, Ciências, Academia. Além disso, esse processo possui muitas abordagens e técnicas. No universo empresarial contemporâneo, a análise de dados conquistou protagonismo ao transformar decisões de rotina em diagnósticos científicos, que ajudam as empresas e as pessoas a trabalharem de maneira mais inteligente e eficaz.

Números, Números, Números

Para o estatístico John Tukey, a análise de dados está relacionada às técnicas de interpretação dos resultados, visto que contempla o planejamento da coleta de dados com o intuito de tornar a análise mais fácil e precisa. A matemática e a estatística são exemplos de mecanismos que ajudam a aplicar esse conceito na rotina prática das empresas.

Já o termo Big Data é relativamente recente e, por isso, não consta em boa parte dos dicionários de estatística. Esses dados são variados e possuem volume elevado, podendo inclusive ser criados em tempo real. Pensando nisso, é importante examinar quais são as ferramentas que podem auxiliar no processo de análise das organizações para que a vantagem competitiva se torne uma realidade empresarial.

Atualmente, existe uma ampla variedade de ferramentas para análise de dados disponíveis no mercado. Cada uma delas possui linguagens e objetivos diferentes, por isso, é importante considerar os conhecimentos em estatística e codificação dos profissionais que irão utilizá-las. A seguir, apresentaremos algumas dessas opções.

Power BI

O Power BI é um serviço de análise de negócios da Microsoft, focado em fornecer visualizações interativas e recursos de Business Intelligence – que auxiliam na criação de indicadores e na geração de relatórios, capazes de facilitar a tomada de decisão.

Essa ferramenta possui uma interface simples e possibilita que cada usuário crie relatórios e dashboards personalizados. Esse conjunto de serviços também facilita a acessibilidade aos dados, que podem ser visualizados tanto na rede local quanto na nuvem. Isso significa que as equipes podem trabalhar de maneira colaborativa e remota.

O Power BI possui integração com o Excel e conectores de dados personalizados e pré-criados. Essa opção também permite o monitoramento de acesso em tempo real, auxiliando na descoberta e no compartilhamento de insights por meio de funcionalidades internas de Inteligência Artificial (IA).

Tableau

Essa plataforma de análise possui uma exploração de dados intuitiva. Logo, pode ser utilizada por analistas, profissionais de TI e executivos. A ferramenta possui design e interface simples e tem como principal atrativo a transformação de dados brutos em gráficos visuais.

O Tableau permite armazenamento em nuvem ou no local. Além disso, disponibiliza a conexão de diferentes tipos de dados e fontes em um mesmo relatório: planilhas, banco de dados SQL, Big Data, Google Analytics, Salesforce entre outros.

Google Analytics

Essa ferramenta é uma das mais populares do mercado, visto que auxilia o usuário ao longo das etapas: rastrear, monitorar e gerar relatórios sobre tráfego. Por meio dela, é possível analisar os dados da organização em um único local. Assim como as demais opções, o Google Analytics está focado em auxiliar na tomada de decisão.

Essa opção permite verificar o desempenho do marketing, ou seja, é uma importante aliada na hora de monitorar os resultados do negócio, a fim de encontrar oportunidades e fraquezas. Ao utilizá-lo, você poderá compreender melhor o comportamento dos seus visitantes.

Validando Ideias

Existe uma máxima que diz que o que não podemos medir, não podemos melhorar. Sendo assim, constatamos que a cultura de dados caminha de mãos dadas com o acesso à informação. Para isso, a democratização dos dados coletados deve ser um pilar importante dentro da organização.

Quando os dados passam a estar disponíveis para consulta e análise, os colaboradores começam a utilizá-los na rotina de decisões. Dessa forma, todos acabam por desenvolver um trabalho estratégico por meio de ações de impacto coletivo, visto que a informação ultrapassou as fronteiras entre os setores e agora faz parte de um planejamento holístico.

Entre em contato!

Quer transformar digitalmente a sua organização e torná-la mais estratégica, mas não sabe por onde começar? Entre em contato conosco por meio do formulário abaixo. Poderemos auxiliar o seu negócio nas áreas de Concepção, Desenvolvimento de Software, Arquitetura de Software, Método Ágil e UX Design.

 

Vamos conversar?

Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.

análise de dados analytics big data business intelligence
Foto do autor

Pâmela Seyffert

Content Marketing Analyst na SoftDesign. Jornalista (UCPEL) com MBA em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (Universidade Nova de Lisboa). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

LinkedIn

Posts relacionados

Pix por aproximação e Open Finance: adapte sua empresa ao futuro dos pagamentos digitais
  • Negócios Digitais

Pix por aproximação e Open Finance: adapte sua empresa ao futuro dos pagamentos digitais

Leia o artigo completo

SoftDesign

16/01/2025

Estratégia de produto: tendências, insights e desafios
  • Negócios Digitais

Estratégia de produto: tendências, insights e desafios

Leia o artigo completo

Gabrielle Del Vecchio

16/04/2024

Como empresas de tecnologia impulsionam a inovação
  • Negócios Digitais

Como empresas de tecnologia impulsionam a inovação

Leia o artigo completo

Pâmela Seyffert

19/02/2024

Receba conteúdos sobre inovação e tecnologia.

Deixe seu email para se inscrever em nossa newsletter.

softdesign
Serviços
  • Concepção de 
Produtos Digitais
  • Concepção para Transformação Digital
  • Experimentação de Mercado
  • UX Design
  • Desenvolvimento de Software
  • Sustentação de Software
  • Data & AI
  • Outsourcing
  • Consultoria em Agilidade e Práticas de Desenvolvimento
  • Arquitetura de Software
  • Cloud Migration
  • Cloud Management
  • DevOps
Blog
Cases
Carreiras Estamos contratando!

SoftDesign Consultoria e Sistemas LTDA

Rua Siqueira Campos, 1184, 1º andar – Bairro Centro,
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
softdesign@softdesign.com.br
BR +55 51 3022-1367
US +1 (321) 445-9080
Acompanhe nossas redes sociais

©2025 SoftDesign. Todos os direitos reservados.

  • Cookies
  • Política de Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial